Seguidores

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pudim ao perfume de laranja


                                    

                                                                        Foto: Rosangela Oliva
Olá, meninas!


Aqui vai pra vocês uma receita de pudim pra lá de especial! Tem o perfume muito bom de laranja e um leve sabor  dessa fruta. Além de aproveitar aquele pão do dia seguinte. Uma maravilha!! É assim:

Comece preparando a calda para caramelizar a forma, levando ao fogo brando 10 colheres (sopa) de açúcar. Eu uso uma frigideira larga. Vá aos poucos mexendo a panela em movimentos circulares sobre o fogo até derreter o açúcar. Adicione aos poucos 1 copo (americano) de água quente. Mantenha no fogo até derreter todos os torrões que se formaram. Reserve. Não passe para a forma ainda. Só quando esfriar.

Agora vamos para o pudim. Ferva 1 litro de leite integral, com a casca de uma laranja e 150g de açúcar. Tire do fogo e junte 6 ovos, misturando vigorosamente, pra não talhar ou cozinhar. Fica mais fácil se você misturar todos os ovos antes com um garfo numa vasilha à parte, e pedir ajuda de alguém para ir despejando lentamente sobre o leite enquanto você mistura. Meu marido me ajudou!
Agora junte 150g de pão picado. Você pode usar pão fresco, mas dê preferência ao pão "amanhecido" para obter um pudim mais firme. Misture tudo muito bem e deixe repousar por 1 hora.

Passado esse tempo, retire a casca da laranja,  mexa a massa novamente e passe para a forma de pudim caramelizada. Pode também usar forminhas individuais, se preferir
Leve ao forno a 70°graus, em banho-maria, por cerca de 30 minutos.
Desenforme frio e sirva gelado.

Espero que tenham apreciado a receitinha de hoje, e que tenham um doce fim de semana!
                                                           Até a próxima!!




3 comentários:

  1. Olá..como sempre coisas lindas por aqui..Sempre que posso venho apreciar seu blog....faça-me uma visitinha tbem,estou com promoção em meu blog....beijos
    http://designgraficodigital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô, mas que delícia é essa? Gente só de olhar essa foto deu vontade de experimentar! Adorei saber que você tem uma amiga que toma chima aí na Alemanha, nós também amamos, tomamos todos os dias, mesmo não morando mais no sul, agora te aviso uma coisa (de gaúcha para baiana) o chimarrão vicia rssss... Não é só a bebida que faz bem a saúde, mas a amizade da roda, as risadas, as conversas, isso tudo é uma tradição deliciosa! Um beijo bem grandão daqui do Brasil! Com carinho, Carine.

    www.rosaacessorios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir