Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Bolo de Passas + Vatertag

Olá, meninas!

Hoje é o dia dos pais (Vatertag) aqui na Alemanha! E o homenageado por mim é o meu bem, o pai dos meus filhos, meu maridão... rsrsrs!
Preparei o bolo preferido dele: com bastante passas e coberto com açúcar de confeiteiro.




















Já testei várias receitas de bolo de passas, mas essa foi a melhor. É de um site alemão, mas traduzi a receita pra deixar aqui pra vocês:

Ingredientes:

3 ovos  
265g de farinha de trigo 
205g de manteiga (ou margarina)
200g de açúcar refinado
150g de passas escuras
10g de açúcar de baunilha
10g de fermento em pó

1 - Bata a manteiga na batedeira até ficar bem fofa.
2 - Acrescente o açúcar e continue batendo até ficar tudo bem agregado.
3 - Adicione os ovos um a um. (Bata um, meio minuto depois bata outro)
4 - Junte a farinha de trigo e o fermento peneirados. E, logo em seguida, junte o açúcar baunilhado. E bata tudo muito bem. Nesse momento, você pode pôr uma colherinha de rum (pode ser cachaça) e/ou raspas de limão para aromatizar a massa. Eu pus os dois! É opcional, mas fica muito bom!
5 - Deixe as passas em água quente por 2 minutos, escorra, seque-as e passe em farinha de trigo. ( Isso evita que elas fiquem todas no fundo da forma). Com uma colher, envolva as passas à massa.
6- Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (a usada pra pão de forma). Despeje a massa, alise a superfície com a espátula ou colher, passe uma faca bem afiada na massa como se fosse cortar um pão ao meio no sentido do comprimento. ( Ajuda eliminar o ar da massa, já que ela é mole mas não é líquida).
7 -Leve pra assar no forno moderado (150°) por 50 minutos.
8- Depois de assado, retire do forno, desenforme ainda quente, pincele manteiga por cima e polvilhe açúcar de confeiteiro à vontade (também opcional).  Pronto!

 O papai adora e merece! Afinal, ele é um desses pais que merece ser homenageado também no Dia das Mães. Pois é isso que ele é: um pai-mãe. Do tipo que troca fraldas, dá o primeiro banho, cuida da "parida" sozinho, revesa na hora da cólica, está sempre presente e atento, orienta e pega pela mão...
Mas não gosta de exposição em redes sociais e eu respeito isso, por isso tirei uma foto dele assim com o nosso pequeno Erwin.

                                                         Até a próxima!


2 comentários:

  1. Olá Rosângela, parabéns ao maridão! Copiei seu bolo. Adoro fazer e comer bolo. Farei ainda hoje. Só não colocarei o rum porque não tenho; substituirei por vinho Moscatel. Obrigada e um grande abraço Wal

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para esse papai presente, ele só tem a ganhar participando da vida de seu filho...
    E o Erwin, sempre lindo e simpático, também com tanto amor que o cerca, não podia ser diferente, seu sorriso é encantador.
    Beijos querida e fica com Deus... Fátima.

    ResponderExcluir