Seguidores

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Queijadinha Especial e Biscoitinhos de Clara e Côco

Olá, meninas!

Que tal começar a semana fazendo gostosuras na cozinha? Pra quem sempre gosta de queijadinha, aqui vai uma versão dessa delícia. Dessa vez, ela vem com "casquinha", ou seja, uma massa bem fininha e gostosa!

        Vejam que maravilha que as minhas ficaram:

                                                                                                           Foto: R. Oliva

 Comece preparando o recheio

Em uma panela, misture uma lata de leite condensado, meia xícara de açucar (ou um pouco menos), 250g de côco ralado, 3 gemas e uma colher (sopa) de manteiga.
 Leve ao fogo baixo, de 2 a 3 minutos mexendo sempre. Isso vai ajudar a agregar os ingredientes. Reserve.

Agora prepare a massa: (20 porções)

Numa vasilha, junte 2 xícaras de farinha de trigo, 100g de manteiga, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 ovo levemente batido. 
Misture tudo muito bem com as mãos e continue sovando até que a massa fique bem homogênia e desgrude das mãos. É rápido!
Cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 20 minutos.
Abra a massa bem fininha direto nas forminhas (não precisa untar).
(Eu prefiro por porções da massa entre dois pedaços de filme plástico e usar o rolo de massa. E depois passar para as forminhas).
Coloque porções do recheio e leve ao forno médio (180°C), por 20 minutos ou até que fique douradinhas. Pronto!!!

E o que fazer com as claras que não entram nessa receita??? 
Aqui vai uma sugestão prática e gostosinha. Que você prepara enquanto as queijadinhas fiquem prontas. Sempre faço!

                   Biscoitinhos de Claras e Côco

Bater as 3 claras em neve bem firme. Sem parar de bater, junte 150g de açúcar e continue a bater. Desligue a batedeira e envolva delicadamente 150 gramas de côco ralado e duas colheres de farinha de trigo. 
Unte um tabuleiro grande (ou forre com papel manteiga) , distribua porções da massa com a ajuda de duas colheres (ou a sua maneira). Leve ao forno usando a mesma temperatura e tempo que você usou para as queijadinhas. E pronto!! 
Os meus biscoitinhos ficaram assim:


                                                                                                             Foto: R. Oliva

                                       Até a próxima!!

6 comentários:

  1. Amiga que delícia!!!!!!!
    Já levei a recita da queijadinha para mim.
    Beijos Rosangela.

    ResponderExcluir
  2. Ro como você é prendada!!!!!
    Amo queijadinhas, mas nunca me aventurei a fazê-las, mas essa receita me parece ser fácil, quem sabe me arrisco.
    Obrigada pela atenção, viu.
    Amei seu e-mail.
    Agora já que você assumiu de vez, o posto de minha indicadora oficial de links de crochê, me diz onde acho um tutorial fácil do ponto zig zag, mas que funcione, pois estou batendo cabeça pra fazer esse ponto.
    um beijo gande

    ResponderExcluir
  3. Rosangela vou tentar fazer os biscoitos.
    meu filho adora coco.
    olha depois que descobri os quadradinhos de crochê, foi amor a primeira a vista, primeiro porque são fáceis de fazer,
    depois porque com eles se pode fazer de tudo.
    menis nao largo mais minhas agulha de crochê, e quero fazer tudo que vejo nos blogues.
    aff, acho que tenho de parar de ver blog de crochê, senão piro rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, como vai?
    Obrigada pela visitinha tão carimnhosa, como sempre.
    A blusa é a mesma sim, só que com outra linha, a minha é com Anne Brilho.
    Que doideira de gostosuras!!!
    Engordo só de ver...
    Como vai o Erwin?... Beijinhos pra ele e pra você... Fátima.

    ResponderExcluir
  5. Hum delícia!!! Vou fazer!
    Amei as bolsas! Que luxo!
    Bj. amiga
    vovó baísa

    ResponderExcluir